“Dedicai-vos mutuamente a estima que se deve em Cristo Jesus. Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E, sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso Deus o exaltou soberanamente e lhe outorgou o nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho no céu, na terra e nos infernos. E toda língua confesse, para a glória de Deus Pai, que Jesus Cristo é o Senhor!” (Filipenses 2, 5-11)
É em nome do Divino Salvador que
a Igreja reza, cura os enfermos, evangeliza os povos, expulsa os demônios,
enfim, realiza sua obra de salvação das almas.
E seu nome será: “Conselheiro Admirável”, “Deus Forte”, “Pai
Eterno”, “Príncipe da Paz" (Isaías 9, 5).
Sim, quanto é maravilhoso, rico e
simbólico este nome que, segundo o Profeta Isaías, significa "Deus conosco"! Como o
Arcanjo Gabriel servindo de porta-voz do Altíssimo, declarou: "E Lhe porás o nome de Jesus"! (Lc
1,31).
Há uma misteriosa e insondável relação entre o nome de Jesus
e o Verbo Encarnado, não sendo possível conceber outro que lhe seja mais
apropriado. É o mais suave e santo dos nomes. Ele é um símbolo sacratíssimo do
Filho de Deus, e sumamente eficaz para atrair sobre nós as graças e favores
celestiais. O próprio Nosso Senhor prometeu: "Qualquer coisa que peçais a meu Pai em meu nome, Ele vo-la
concederá" (Jo 14,13).
Invoque este nome poderosíssimo! JESUS!...
A Santa Igreja, mãe próvida e solícita, concede indulgências
a quem invocá-lo com reverência, inclusive põe à disposição de seus filhos a
Ladainha do Santíssimo Nome de Jesus, incentivando-os a rezá-la com freqüência.
A origem A Oração da Invocação do Nome de Jesus remonta aos primeiros tempos da Igreja e às práticas dos primeiros monges, sendo anterior até mesmo à prática do santo Rosário. Diadoco de Fotice1, já no século IV, escreveu: “O que não cessa de meditar, nas profundezas de seu coração, no Nome santo e glorioso de Jesus, poderá ver um dia a Luz em seu espírito”. A origem da prática, porém, é muito mais antiga. Sua fonte primária está nos Evangelhos, em pelo menos três passagens: A primeira, a súplica do cego de Jericó, que gritava com insistência: “Jesus, Filho de Davi, tem piedade de mim!” (10, 46-52). Pela sua fé foi curado e então "seguiu Jesus pelo caminho". A segunda, o clamor dos dez leprosos nas terras de Samaria: “Jesus, Mestre, tem piedade de nós!” (Lc 17,11-14), e todos eles foram curados, graças à sua fé no clamor pelo Nome do Senhor. A terceira, o exemplo do humilde publicano, que no Templo batia no peito e repetia: “Ó Deus, tem piedade de mim, pecador!”... E Jesus declara que este voltou para casa justificado, pois “todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado” (Mc 10,47 / Lc 17,11-14;18-13).
A invocação contínua do Nome de Jesus é, então, biblicamente, das mais
perfeitas práticas de oração para se buscar a Comunhão com nosso Senhor e
a sua Misericórdia, quando feita com um espírito cheio de amor, fé,
devoção, doçura e esperança. A persistência nesta prática piedosa faz
com que o coração do devoto transborde de bem-aventurança, até chegar à
completa serenidade. Nos momentos de angústia ou necessidade, o
pensamento do devoto deve invocar várias e várias vezes o Nome de Jesus,
seu Deus amado, que se torna Luz e Calor do conhecimento de Deus que
dissipa as trevas da alma. Também em nossas realizações devemos nos
lembrar de invocar o Santo Nome do Senhor com espírito de gratidão e
alegria, compartilhando com o Doador de todos os dons e todas as graças a
nossa felicidade.
Como fica claro, a oração do Nome de Jesus é semelhante à oração do
Rosário à Santíssima Virgem Maria, em sua origem e nos seu objetivos:
ambas as práticas têm raízes nos meios monásticos; em ambas imploramos
aquilo de que realmente necessitamos, mesmo que não saibamos, pois
podemos desconhecer aquilo de que precisamos; em ambas utilizamos
palavras da Escritura; ambas são orações para todos, que produzem
tranquilidade e, com o tempo e a perseverança, a paz duradoura e a
restauração da vida.
Como rezar:
A Oração de Jesus é de uma maravilhosa versatilidade: apesar de ser ideal para iniciantes, ao mesmo tempo conduz aos mais profundos mistérios da vida contemplativa. Pode ser usada por qualquer um, a qualquer momento, em qualquer lugar: nas salas de espera, nas filas, andando, viajando, no trabalho, quando não se consegue dormir à noite ou em momentos de especial ansiedade, quando é impossível concentrar-se em outros tipos de oração. Ajusta-se perfeitamente ao conselho evangélico de orar incessantemente. É o caminho mais simples da oração contínua. Repetida várias vezes por um coração humildemente atento, ela não se dispersa numa torrente de palavras (Mt 6,7), mas conserva a Palavra e produz fruto pela perseverança.
Porém, enquanto todo cristão pode, naturalmente, recitar a Oração de
Jesus de forma ocasional, outra situação é recitá-la continuamente. Para
alguns, chega uma hora em que a Oração de Jesus "entra no coração", de
uma certa maneira que deixa de ser recitada por um esforço deliberado,
mas espontaneamente, continuando mesmo quando a pessoa fala ou escreve,
ficando presente nos seus sonhos, acordando-a de manhã. Nas palavras de
Santo Isaac, o Sírio: "Quando o Espírito de Deus faz morada num homem,
ele não cessa de rezar, porque o Espírito (Santo) vai rezar
constantemente nele. Então, nem quando ele dorme nem quando está
acordado, a oração será tirada de sua alma; mas, quando ele come e
quando bebe, quando se deita ou quando faz qualquer trabalho, mesmo
quando está em profundo sono, os perfumes da oração exalarão do seu
coração espontaneamente" ('Tratados Místicos', ed. Wensinek, p.174).
Os ortodoxos acreditam que o Poder de Deus está presente no Nome de Jesus, de forma que a invocação ao divino Nome atua "como um sinal efetivo da Ação de Deus, como uma espécie de Sacramento" ('Un Moine de l'Église d'Orient, La Priére de Jésus', Chevetogne, 1952, p. 87). Tanto aqueles que a recitam continuamente quanto os que a recitam ocasionalmente têm, na Oração de Jesus, uma grande fonte de segurança e júbilo. Citando o Peregrino russo: “E é assim que eu ando agora e, incessantemente, repito a Oração de Jesus, que é para mim mais doce e preciosa do que qualquer outra coisa no mundo. Às vezes, eu ando até 43 ou 44 milhas num dia e nem sinto que estou caminhando. Tenho consciência apenas de estar recitando minha oração. Quando o frio intenso me penetra, começo a recitar minha oração com mais intensidade e, rapidamente, me aqueço todo. Quando a fome começa a me perturbar, chamo mais frequentemente o Nome de Jesus e esqueço minha vontade de comer. Quando fico doente e o reumatismo ataca minhas costas e pernas, eu fixo meus pensamentos na oração e não sinto a dor. Se alguém me faz mal, tenho apenas que pensar: 'como é doce a Oração de Jesus', e tanto o ferimento quanto a raiva passam e esqueço tudo... Agradeço a Deus porque agora compreendo o significado destas palavras ouvidas na Epístola: 'Rezai sem cessar' (1Ts 5, 17).” ('O Caminho do Peregrino', p.17-18) Jesus ensinou: “A boca fala do que o coração está cheio” (Mt 12,34). Na história da espiritualidade, encontramos santos que não se cansavam de repetir o Nome de Jesus, para manter no coração, continuamente, a Presença do Bem-Amado Salvador. Podemos e devemos rezar em todos os lugares e situações, pois ninguém poderá nos impedir de pensar em Jesus. E quem ama o Filho de Deus, torna-se mensageiro desse Amor em todos os lugares, sempre. ___________ 1. RIGGI C. Diadoco de Fótice en Di Berardino, Angelo, Diccionario Patrístico y la Antigüedad Cristiana, Tomo I, 2ª Ed. Verdad e Imagen, Salamanca, 1991. Fontes e ref. bibliográfica: • A Invocação do Nome de Jesus [um Monge da Igreja Oriental], 8ª ed. São Paulo: Paulus, 2008. • SCIADINI, Patrício, OCD. Catecismo da Oração, 2ª ed. São Paulo:Loyola, 2002. • O «'Rosário' Ortodoxo, a Oração de Jesus», artigo do Bispo Kallistos Ware, em [ecclesia.com.br/biblioteca/espiritualidade/o_rosario_ortodoxo_kalistos_ware.html], acesso 7/7/015 |
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