segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Os Leigos a Serviço da Evangelização e da Igreja Católica.

Prezados amigos do Grupo Água Viva. Achei mais uma preciosidade do Monsenhor Jonas Abib, e resolvi publicá-no no blog, pois precisamos lê-la e relê-la para nunca desanimar.
Eis o texto, bom proveito.


"Os leigos podem ir aonde os padres não chegam
 
Na evangelização, uma parceria que dá certo é o trabalho dos sacerdotes e dos fiéis leigos. Sem nunca competir, mas em espírito de cooperação e unidade, os leigos podem chegar onde nós padres não podemos. Estão presentes em realidades que, muitas vezes, não alcançamos, por isso são uma ferramenta importante na ação evangelizadora.

Leigos bem formados e conscientes de suas identidades cristãs fecundam as diversas realidades da vida secular onde estão inseridos, a partir de seus lares até o trabalho, o comércio, a política... Evangelizam pelo seu testemunho de vida que fermenta toda a massa com a força do Evangelho.

"Homens da Igreja no coração do Mundo" – homens e mulheres batizados atuantes, influenciando a vida do mundo, transformando realidades e construindo comunhão pela retidão de suas vidas, pela luta constante do dia a dia para serem melhores uns para os outros.

"Homens do mundo no coração da Igreja" – pessoas de carne e osso, plenamente humanas, sintonizadas com o tempo presente, porém, orientadas por valores cristãos e alimentadas pelo Evangelho. Pessoas que, permanecendo no mundo e acompanhando suas transformações, continuam firmes na orientação da Igreja e na vivência do Evangelho.

Como o fermento que, sem aparecer, tem a força de fermentar toda a massa, os fiéis leigos contribuem diretamente para a construção do Reino de Deus, a partir de realidades muito concretas. São verdadeiros discípulos e missionários do Evangelho, promotores da vida e comunicadores dos valores evangélicos.

Reconheço, com alegria e humildade, que muito do que pude fazer na minha vida pastoral como sacerdote aconteceu graças à saudável parceria com diversos leigos, homens e mulheres, jovens solteiros e diversos casais que aceitaram o desafio de serem, no mundo, uma extensão da missão da Igreja para a construção de um mundo novo. A Canção Nova é uma prova concreta dessa parceria que dá certo. Você pode somar com a nossa missão, ou também na sua paróquia, com o sacerdote que aí está. Certamente vocês farão juntos muito mais. Deus seja louvado pela vida de todos os fiéis leigos, pois vocês são um dom de Deus e um instrumento eficaz para a ação da Igreja.

Chegar onde nós padres não conseguimos chegar e ser uma testemunha viva do Evangelho; eis aí uma linda missão, com um vasto campo de ação: o mundo."

A Paz de Cristo e o amor de Maria a todos.

Grupo Água Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.

Comando direto para expulsar as forças malignas - Oração de Libertação - Igreja Católica Apostólica Romana.

  COMANDO DIRETO PARA EXPULSAR AS FORÇAS MALIGNAS JESUS eu glorifico o TEU NOME , pois ELE está acima de todo nome; porque diante da invo...