quarta-feira, 25 de março de 2020

Tristeza, Decepção e Desânimo - Sentimentos a Serem Evitados e Vencidos [A importância de enfrentar os problemas sem sucumbir à frustração. Desânimo, a tentação das tentações. Vencendo a tristeza, vencendo a depressão, vencendo o desânimo. Oração para enfrentar e vencer o desânimo. Padre Marcelo Rossi e Monsenhor Jonas Abib].



A tristeza, a decepção e o desânimo são sentimentos inúteis e perigosos, que precisam ser evitados, sob pena de provocarem doenças. É sabido por todos que a tristeza, ou o popular desgosto, provoca estragos na saúde. Muitos casos de câncer são direta ou indiretamente associados a sentimentos tristes e melancólicos. E, o pior de tudo, é que a tristeza não tem utilidade alguma.

Vamos ver o que a Bíblia diz sobre a tristeza:

"Não entregues tua alma à tristeza. Não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos. A alegria do coração é a vida do homem [e da mulher], E um inesgotável tesouro de santidade. A alegria do homem torna mais longa a sua vida. Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme; Concentra teu coração na santidade, E afasta a tristeza para longe de ti, Pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma." Eclesiástico, Capítulo 30, versículos de 22 a 25).

"8. Introduzir-vos-ei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó: e vos darei a possessão dessa terra, eu, o Senhor”. 9. Moisés repetiu essas palavras aos israelitas, mas estes não o ouviram, tão grande era o abatimento de sua alma e penosa a sua servidão." (Êxodo 6, 8-9)

"14. Iam falando um com o outro de tudo o que se tinha passado. 15. Enquanto iam conversando e discorrendo entre si, o mesmo Jesus aproximou-se deles e caminhava com eles. 16. Mas os olhos estavam-lhes como que vendados e não o reconheceram. 17. Perguntou-lhes, então: De que estais falando pelo caminho, e por que estais tristes? (...) 27. E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava dito em todas as Escrituras. 28. Aproximaram-se da aldeia para onde iam e ele fez como se quisesse passar adiante. 29. Mas eles forçaram-no a parar: Fica conosco, já é tarde e já declina o dia. Entrou então com eles. 30. Aconteceu que, estando sentado conjuntamente à mesa, ele tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e serviu-lho. 31. Então se lhes abriram os olhos e o reconheceram... mas ele desapareceu." (Lucas 24, 14-17 e 27-30)

Você compreendeu bem? Prestou a devida atenção nas  linhas que eu tive o cuidado de grifar? É isso mesmo, prezado (a) amigo (a), além dos danos que causa à nossa saúde, NA TRISTEZA NÃO HÁ UTILIDADE ALGUMA. Como diz o Frei Jorge da Paz: "Ficar triste para quê meu irmão?". Ficar triste por quê? Para que serve a tristeza? PARA NADA. Por isso, MANDE A TRISTEZA PARA LONGE!!!!! Além disso, a tristeza causa cegueira na alma, de modo que nós, quando nos entregamos à tristeza, não nos damos conta das promessas que Deus faz para nós e da presença real e concreta de Jesus na fração do Pão (Eucaristia).

Também é muito importante esta passagem do livro "O Anticristo. Quem é e como age", do Frei Elias Vella:

"São Francisco aflige o diabo.

...São Francisco era atormentado continuamente pelo demônio. Assim, ele mesmo tratou de encontrar o antídoto contra o veneno para se prevenir dos ataques. E você sabe o que ele costumava dizer aos seus companheiros? Alegria espiritual (la perfetta letizia). O diabo fica todo faceiro - dizia o santo - quando ele consegue roubar a alegria do coração. Ele tenta jogar poeira nos pequenos espaços, na consciência, e assim ele polui a claridade da mente e a pureza da vida. Porém - ele continua dizendo - se o diabo encontrar em nós alegria dos espírito, então será inútil que a serpente jogue o veneno mortal. O diabo não conseguiu causar qualquer dano àquele que está repleto da alegria santa de Deus. Do contrário, se a alma encontra-se triste, melancólica, abatida, então será fácil ser levada embora, ou pela tristeza, ou pelo desespero ou por uma alegria superficial oferecida pelo diabo.
Portanto - comenta o historiador de São Francisco, Tomás de Celano - o santo estava sempre alegre e cheio de paz no coração, e assim conservava nele 'o óleo da alegria' (l'olio della letizia). Ele era muito cuidadoso, no sentido de evitar a melancolia, e entrava rapidamente em estado de oração, quando percebia que a tristeza queria reinar em seu coração.
É isto também que ensina Santo Tomás de Aquino: a alegria espiritual expulsa e derrota o demônio." (páginas 199 e 200.)

A decepção é outro veneno para o corpo e também para alma. Um coração decepcionado é um coração envenenado, e um coração envenenado está mais perto da morte. A decepção, a exemplo da tristeza, não tem utilidade alguma, além de provocar doenças e levar ao desânimo e à depressão.

Mesmo que você tenha motivos para se decepcionar, não se deixe abater. Reaja, vamos à luta, é hora de buscar vitórias na vida, não de ficar remoendo o passado, como se o nosso trauma fosse mais importante do que o restante de nossas vidas. A vida continua, não fique aí caindo pela tabelas, reaja e volte a sorrir e a viver, por mais difícil que pareça.

A respeito do desânimo, acho muito interessante uma lição do Padre Jonas Abib, tanto que me limito a transcrevê-la abaixo:



“De onde vem o desânimo que os problemas trazem? Para que você compreenda, vou lhe contar uma história: 'O diabo resolveu vender os instrumentos que usava para perder as pessoas. E fez uma enorme exposição com todos os instrumentos que costumava usar. Eram grandes ferramentas, como o ódio, a violência, bebedeira, corrupção, prostituição, tráfico de drogas, de armas, ofensas à pureza das pessoas... Enfim, lá estavam todos os seus instrumentos à venda. Porém, havia um instrumento separado de todos os outros e, apesar de velho e gasto, o seu valor era equivalente ao preço de todos os outros objetos juntos. Havia uma enorme curiosidade a respeito daquele objeto. Por que era tão caro? E o diabo lhes respondia: 'Compre e você verá o que é'. Devido ao custo ninguém o comprou e o diabo voltou a usá-lo, reconquistando tudo o que tinha vendido e muito mais. O instrumento surrado e dispendioso que ninguém comprou chamava-se desânimo. E o maligno explicou: 'Só o venderia por um alto preço porque me foi sempre muito útil. Se uso a droga, a violência ou a prostituição, logo a pessoa me reconhece e sabe que o instrumento é meu. Mas o desânimo não. As pessoas pensam ser algo de sua própria personalidade ou do seu temperamento. Acham que têm o direito de ficar desanimadas por causa dos problemas'. E acrescentou: 'Quando lhes dou a arma do desânimo, desanimadas, desfalecidas, faço qualquer coisa com elas. Elas acham que já possuem uma boa justificativa para sofrer e não reagem, pois, afinal de contas... Deus quis assim'.

Talvez você tenha sido vítima dessa ferramenta infernal e até pensava que diante dos fatos tinha o direito de ficar assim. E, desanimado, dizia, mesmo redundante: 'Como não ficar desanimado diante desta situação?' Se você não falou, certamente pensou. Graças a Deus, o diabo acabou entregando o jogo. Diante dessa historinha tão simples, mas tão reveladora é preciso tomar uma decisão:


Desânimo, nunca mais!

Quantas pessoas caíram no desânimo diante de problemas no casamento, problemas com os filhos, desemprego, falta de dinheiro e até por causa das enfermidades?

Quanta gente se destruiu por causa do DESÂNIMO! Ele pega fácil como resfriado. Por isso é preciso reagir imediatamente. O desânimo pode pegar você, mas você não pode deixar que ele se instale. Do contrário acontece como o resfriado. Se a gente se descuida, ele se instala e se transforma numa gripe, numa pneumonia... É um desastre. Com o desânimo, o desastre é ainda maior.

Assim que você sentir os primeiros sintomas desse mal [desânimo], combata-o imediatamente com tenacidade. Não o deixe se instalar. É um perigo muito grande.

Repito: o desânimo destruiu a muitos. Desarme esta bomba na sua vida enquanto é tempo. Levante esta bandeira: Desânimo, nunca mais! Aconteça o que acontecer... Sejam quais forem os problemas... Mesmo que eu não veja nenhuma possibilidade de solução... O desânimo não me pega mais! Especialmente se você, olhando para sua vida, percebe os efeitos destruidores do desânimo, declare guerra: Desânimo, nunca mais!”

Também acho importante um fragmento do parágrafo n. 1760 do Diários de Santa Faustina (A Misericórdia Divina na minha alma, Editora Mãe da Misericórdia, 38ª edição, página 447).

"...Não desanimes com a ingratidão. Não investigues curiosamente os caminhos pelos quais te conduzo. Quando o enfado e o desânimo baterem à porta do teu coração, foge de ti mesma e esconde-te no Meu Coração. Não tenhas medo da luta. A própria coragem muitas vezes afasta as tentações, que não ousam então nos acometer."

Também merece destaque esta publicação dos Arautos do Evangelho, em que o Monsenhor João Scognamiglio aborda o tema com muita propriedade.

Eis o fragmento:

"Nada alegra tanto o inimigo como o desânimo.

Portanto, a tentação não nos deve entristecer, pois representa a hora do heroísmo e da alegria é o momento de mostrarmos nosso amor a Deus. Cristo nos deu o exemplo! Nesses quarenta dias de orações e padecimentos no deserto, Ele conquistou as graças necessárias para a nossa perseverança, inclusive as graças específicas para fazermos bem os exercícios quaresmais, preparatórios para a Páscoa. E mesmo que sucumbamos ante alguma tentação, Ele nos obteve forças para levantar e prosseguir no caminho da santificação.


Assim, quando chegar a tentação, não podemos tolerar nenhum desânimo, pois quem resiste e quem já venceu é Cristo, Cabeça do Corpo Místico do qual somos membros.


O demônio, quando nos tenta, tem por objetivo primordial tirar-nos o ânimo, porque, se conseguir isso, nos prenderá em suas garras. O ânimo, pelo contrário, nos mantém nas mãos de Deus e Nossa Senhora.

'O que alegra o inimigo não são tanto as nossas faltas como o abatimento e a perda da confiança na misericórdia divina em que ela nos mergulham'. Por isso, adverte São Francisco de Sales numa carta dirigida a uma filha espiritual: 

'A desconfiança que sentis de vós mesma é boa, desde que sirva de fundamento à confiança que deveis ter em Deus; mas se ela vos conduzir a qualquer desânimo, inquietude, pesar e melancolia, conjuro-vos a rejeitá-la como a tentação das tentações, e a nunca conceder a vosso espírito oportunidade de disputar a replicar em favor da inquietação e do abatimento do coração a que vos sentirdes inclinada.'..." (Monsenhor João Scognamiglio, EP, na revista Arautos do Evangelho, nº 122, fevereiro de 2012, Texto: Convertei-vos e Crede no Evangelho, páginas 14-15).

Você percebeu?

O DESÂNIMO É A TENTAÇÃO DAS TENTAÇÕES.

------------------------------------------------

ORAÇÃO PARA ENFRENTAR E VENCER O DESÂNIMO

Deus, a Ti eu clamo: dentro de mim há trevas, mas em Ti encontro a luz. Sinto-me sozinho (a), mas Tu não me abandonas. Estou desanimado (a), mas em Ti encontro auxílio. Estou inquieto (a), mas em Ti encontro a paz. Dentro de mim há amargura, mas em Ti encontro paciência. Não compreendo Teus planos, mas Tu conheces o meu caminho. Vinde, Senhor em meu auxílio. Retira minha alma do abismo da morte. Cura e liberta meu coração de todas as amarras. Preciso de Ti, Senhor. Socorre-me em minhas angústias, ansiedade e todas as minhas preocupações. Muda tudo o que eu não posso mudar Senhor. Amém! 

Padre Marcelo Rossi


Mande para longe a tristeza, a decepção e o desânimo. Busque forças em Deus, pois ele é um manancial de bênçãos, sempre pronto a socorrer aqueles que pelejam.

Recomendo assistirem o vídeo “Vacina contra o desânimo”, do saudoso Padre Léo.

http://www.cancaonova.com/portal/canais/pejonas/informativos.php?id=2181


9 comentários:

  1. Olá!!
    Tenho acompanhado o blog de vcs.
    Sou do municipio de Piquete- SP
    Nós temos um grupo de oração que tb tem um blog.
    Tem uma materia mt interessante sobre grupos e membros afastados.
    Se vcs quiserem poder pegar lá.
    grande abraços
    http://gruponovoalento.blogspot.com/2010/01/licao-do-fogo.html

    ResponderExcluir
  2. Grande Kadu. Obrigado pela dica, seja sempre bem-vindo no blog Água Viva.....

    A Paz de Jesus e o Amor de Maria!!!!

    Marcos Suzin.

    ResponderExcluir
  3. "JULIO deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Tristeza, Decepção e Desânimo - Sentimentos a Sere...":

    Oi... sou evangélico mas a palavra de vcs me tocou, como um culto nao avia me tocado ainda. obrigada!!! JeSus assim também simples mas objetivo..."

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. estou desanimada,preciso de ajuda...meu namoro de 5 anos terminou depois da traiçao dele,e eu ainda fui atras dele e ele nao quis ficar comigo,sendo q foi ele q me traiu...estou me sentindo um lixo...sou feliz quando estou com meu amigos mas qdo eu chego em casa,a solidao e a tristeza acabam comigo,to desempregada,enfim to no fundo do poço,desanimada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada irmã.
      Não se entristeça, como você leu acima, a tristeza não tem utilidade alguma.

      Siga os seguintes passos:
      a) Em primeiro lugar aceite o que aconteceu. Não fique se remoendo ou culpando a ele ou a si própria. Aceite...
      b) Em segundo lugar, reze e peça que Deus não considere o pecado dele, que Deus não o condene, mas o converta e o salve;
      c) Bendiga a Deus e louve a santidade do Senhor em tudo o que está acontecendo... Mesmo que pareça difícil.
      d) Diga ao Senhor, seja feita a sua vontade, não a minha.
      e) Ofereça seu sofrimento a Deus, como penhor de salvação e conversão dos pecadores.
      f) Fique em paz, pois não conseguirá mais ficar triste....
      g) A felicidade completa só em Jesus, nos braços de Maria Santíssima,.

      Excluir
  6. gostaria que todos vcs do bloog fizesem oracoes para mim,eu acradeco muito.....

    ResponderExcluir
  7. Super indico esse curso é ótimo

    maesabetudo.com.br/a-gratidao-transforma/

    ResponderExcluir
  8. Oi preciso de orações por mim pois,estou desempregada,estou muito triste 😞 pois tenho uma filha pequena que preciso sustentar e tenho minha mãe que preciso ajudar!!!

    ResponderExcluir

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.

Comando direto para expulsar as forças malignas - Oração de Libertação - Igreja Católica Apostólica Romana.

  COMANDO DIRETO PARA EXPULSAR AS FORÇAS MALIGNAS JESUS eu glorifico o TEU NOME , pois ELE está acima de todo nome; porque diante da invo...