"La preghiera è la migliore arma che abbiamo; è una chiave che apre il cuore di Dio" ("A oração é a melhor arma que temos; é uma chave que abre o coração de Deus", Padre Pio de Pietrelcina)
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
Oração a Santa Luzia [Para cura de doenças nos olhos]
quarta-feira, 1 de dezembro de 2021
Por que Enfrentamos Problemas?

Todos nós já passamos por situações problemáticas, adversidades, "incomodações". Ninguém escapa. Mais cedo ou mais tarde os problemas vêm, e provocam estragos na nossa vida.
Basta olhar uma pessoa querida que, de repente, mudou de ânimo; uma pessoa que dava mostras de ser feliz e agora anda triste a atribulada. Não demora muito para que alguém comece a especular a causa de tal mudança, sugerindo este ou aquele motivo, este ou aquele problema.
E isso, de fato, é muito comum, porque os problemas são cíclicos, ou seja, vêm de tempos em tempos.
Algumas pessoas enfrentam uma "incomodação" a cada três meses, outras a cada 6 meses, outras uma vez por ano. Há também pessoas que são obrigadas a conviver com os problemas diariamente, como é o caso dos problemas de família e os problemas conjugais.
O certo é que, de tempos em tempos, a tribulação vem, com maior ou menor intensidade.
Quando isso ocorre, ficamos sem saber o que deve ser feito. Acabamos correndo de um lado para outro, só encontrando alívio aos pés da cruz. A esse respeito, veja essa impressionante frase do livro Imitação de Cristo:
Mais uma vez, peço que medite em um trecho da extraordinária obra "Imitação de Cristo".
Por último, faço referência à passagem do Evangelho que abaixo transcrevo:
"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática, é como o homem prudente que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enxurradas, os ventos sopraram com força contra a casa, mas a casa não caiu, porque fora construída sobre a rocha." (Mateus, 7,24-25)
Portanto, quando enfrentamos problemas, vamos ter paciência e nos apegarmos ainda mais a Deus, através de uma oração mais intensa, com participação frequente na missa (com confissão e comunhão) e participação no grupo de oração, onde se preparam as pessoas para o combate e onde são curadas as feridas dos combatentes.
Um forte abraço a todos. A Paz de Jesus!!!! E o Amor de Maria!!!!!
Divino Coração de Jesus providenciai....
Mãe da Divina Graça, rogai por nós...
São Padre Pio, rogai por nós...
São Francisco e Santo Antônio, rogai por nós....
Diácono Marcos Suzin,
sexta-feira, 3 de setembro de 2021
Vamos jogar pôquer, Sr. Diabo? [Ensinamento de Frei Elias Vella - do Livro: O Anticristo. Quem é e como age. Administrando emoções e sentimentos. Fé, Confiança, Perdão, Jesus][jogando Poker com o diabo]
O diabo usa esta carta com frequência: preocupação com o passado, preocupação com o presente, preocupação quando eu penso que não sou um sucesso, preocupação quando começo a sentir ciúmes, preocupação quando penso sobre o que os outros estão falando de mim, preocupação sobre a minha idade avançada... E como ele é um bastardo! Ele continua a me atormentar com dores de cabeça, dores de estômago... e assim por diante. Vamos reconhecer: a primeira carta que ele jogou foi escolhida de maneira muito inteligente.
Eu o vi tremer... Senti que ele ficou com medo. Ele percebeu que havia perdido a primeira carta.
Fiquei então aliviado e joguei diante dele a minha segunda carta: CONFIANÇA!
3) Novamente, embaralhou e jogou a terceira carta: AMARGURA.
Desta vez fui eu quem começou a tremer. Ele percebeu que, no meu íntimo, eu sentia uma amargura com relação àquelas pessoas que um dia me prejudicaram, com relação àquelas pessoas que um dia me feriram. Eu sentia raiva daqueles que um dia levaram vantagem sobre mim. Eu estava pensando em me vingar daqueles que um dia me trataram mal. Eu cultivava amargura com relação àquelas pessoas que não gostavam de mim. E com esta carta que o diabo jogou na minha frente ele continuou a ferir meus sentimentos. Minha cabeça começou a ficar maluca, pensando como eu iria dar o troco. Meu coração começou a endurecer contra aqueles que se tornaram meus inimigos. Eu estava perdido... por pouco não joguei o baralho para o ar, declarando-me derrotado.
terça-feira, 3 de agosto de 2021
sábado, 31 de julho de 2021
O "Homem Velho" e o "Homem Novo" [Carta de São Paulos aos Efésios. O Arrependimento de Davi]
Não demora muito, começamos a suscitar bons exemplos no meio do povo, e logo vamos implantando uma forma de comportamento a ser seguida, contagiando tudo com nossas pregações.
Entre todos os santos, não houve quem não experimentasse a queda, alguns, inclusive, muitas quedas. Jesus sempre permitiu essas ocasiões, para despertar seus escolhidos dos vícios e pecados, de modo a amoldá-los à imagem e semelhança do Criador, bem como para mantê-los atentos, pois o “homem velho” é como uma sujeira que vai encardindo, começa aos poucos e, quando se percebe, já tomou conta de tudo.
O Que fez Davi, quando foi desmarcarado pelo Profeta Natã? Davi se arrependeu amargamente, e pediu perdão a Deus.
Vamos ler o Salmo 32, 3 a 6:
quarta-feira, 23 de junho de 2021
Oração MARIA PASSA NA FRENTE! [Origem da oração Maria Passa na Frente - Dennis Bougenne]
Ela leva todos os filhos sob sua proteção. Maria passa na frente e resolve aquilo que somos incapazes de resolver. Mãe, cuida de tudo que não está ao nosso alcance. Tu tens poderes para isso. Vai Mãe, vai acalmando, serenando e amansando os corações.
Vai acabando com o ódio, rancores, mágoas e maldições. Vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações. Vai tirando teus filhos das perdições. Maria passa na frente e cuida de todos os detalhes, cuida, ajuda e protege a todos os teus filhos.
Maria Tu és a Mãe também porteira. Vai abrindo o coração das pessoas e as portas nos caminhos. Maria eu te peço passa na frente e vai conduzindo, levando, ajudando e curando os filhos que precisam de Ti.
Ninguém pode dizer que foi decepcionado por Ti, depois de ter chamado ou invocado. Só tu, com o poder de teu filho, pode resolver as coisas difíceis e impossíveis. Nossa Senhora, faço esta oração pedindo a tua proteção, rezando um Pai Nosso e três Ave Marias. Amém.
https://youtu.be/nz06UggYFCc
segunda-feira, 17 de maio de 2021
Novena do Divino Espírito Santo
terça-feira, 6 de abril de 2021
Divina Misericórdia - O Poder Inesgotável de Cristo.
Divulguemos, pois, a inconcebível misericórdia de Deus.
sábado, 3 de abril de 2021
JÁ RESSUSCITOU, ALELUIA, CRISTO JESUS SEMPRE VIVO ENTRE NÓS!
Glórias e louvores se dêem a todo momento, ao Santíssimo e Digníssimo Sacramento.
Um forte abraço a todos e FELIZ PÁSCOA.
sexta-feira, 5 de março de 2021
NOVENA A SÃO JOSÉ!... (de 10 a 19 de março, de 22 de abril a 1.o de maio, e em qualquer outro tempo)
(de 10 a 19 de março, de 22 de abril a 1.o de maio, e em qualquer outro tempo)
— 1º dia — São José, Pai Nutrício de Jesus.
Amabilíssimo São José, que tivestes a honra de alimentar, educar e abraçar o Messias, a Quem tantos profetas e reis desejaram ver e não viram: obtende-me, com o perdão das minhas culpas, a graça da oração humilde e confiante que tudo alcança de Deus. Acolhei com bondade paternal os pedidos que vos faço nesta Novena ..... e apresentai-os a Jesus que se dignou de obedecer-vos na terra. Amém.
PARA TODOS OS DIAS: OREMOS! Ó Deus que por uma inefável Providência Vos dignastes escolher o bem-aventurado São José para Esposo de vossa Mãe Santíssima: concedei-nos que aquele mesmo que na terra veneramos como Protetor, mereçamos tê-lo no céu por nosso Intercessor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
— 2º dia — São José, Esposo da Mãe de Deus.
São José, castíssimo Esposo Mãe de Deus e Guarda fiel de sua virgindade: obtende-me por Maria a pureza do corpo e da alma e a vitória em todas as tentações e dificuldades. Recomendo–vos também os esposos cristãos para que unidos com sincero amor e fortalecidos pela graça se amparem mutuamente nos sofrimentos e tribulações da vida. Amem.
Rogai por nós São José, Esposo da Mãe de Deus:
OREMOS! ... [oração para todos os dias]
— 3º dia — São José, Chefe da Sagrada Família.
Glorioso São José, que gozastes durante tantos anos da presença e filial afeição de Jesus, a Quem tivestes a dita de alimentar e vestir, juntamente com vossa Santíssima Esposa: eu vos suplico me alcanceis o dom inefável de sempre viver em união com Deus pela graça santificante. Obtende também para os pais cristãos a graça do fiel cumprimento de seus graves deveres de educadores e, aos filhos, o respeito e a obediência segundo o exemplo do Menino Jesus. Amém.
Rogai por nós, São José Chefe da Sagrada Família.
OREMOS! ... [oração para todos os dias]
— 4º dia — São José, Exemplo de Fidelidade.
Rogai por nós, São José, Exemplo de Fidelidade.
OREMOS! ... [oração para todos os dias]
— 5º dia — São José, Espelho de Paciência.
Bondoso São José que suportastes com heróica paciência as provações e adversidades na viagem a Belém, na fuga para o Egito e durante a vida oculta em Nazaré e me destes o exemplo de admirável conformidade com a vontade de Deus: obtende-me a virtude da paciência nas dificuldades de cada dia. Alcançai também invencível paciência a todos que suportam pesadas cruzes, a fim de que se unam sempre mais a Jesus divino modelo de mansidão e paciência Amém.
Rogai por nós São José, Espelho de Paciência:
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
OREMOS!... [oração para todos os dias]
— 6º dia — São José, Modelo dos Operários.
Humilde São José, que, vivendo em pobreza. dignificastes a vossa profissão pelo trabalho constante e vos sentistes feliz em servir a Jesus e Maria com o fruto de vossos suores: alcançai-me amor ao trabalho, que me foi imposto como dever de estado, procurando cumprir nisto sempre a vontade de Deus. Protegei os lares dos Operários do Brasil contra as influências nefastas dos inimigos de Cristo e da Santa Igreja. Obtende-lhes a graça de santificarem o seu trabalho pela reta intenção em tudo conformados com os desígnios da Divina Providência. Amém.
Rogai por nós, São José, Modelo dos Operários;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
OREMOS!...[oração para todos os dias]
— 7º dia — São José, Protetor da Santa Igreja.
Glorioso Patriarca São José, Protetor e Padroeiro da Igreja Universal: obtende-me a graça de amar a Igreja como Mãe e de a honrar como verdadeiro discípulo de Cristo. Rogo-vos que veleis sobre o Seu Corpo Místico, como outrora velastes sobre Jesus e Maria. Protegei o Santo Padre e os Bispos, os Sacerdotes e os Religiosos. Alcançai-lhes santidade de vida e eficácia no apostolado. Guardai a inocência da infância a castidade da juventude a honestidade do lar, o ordem e paz da Sociedade. Amém.
Rogai por nós, São José, Protetor da Santa Igreja;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
OREMOS!...[oração para todos os dias]
— 8º dia — São José, Esperança dos Enfermos.
Compassivo São José, esperança dos doentes e necessitados: valei-me em todas as enfermidades e tribulações alcançando-me plena conformidade com os admiráveis desígnios de Deus. Obtende-me também para mim e para todos, pelos quais rezo nesta Novena, a cura das enfermidades espirituais que são as paixões desordenadas, fraquezas, faltas e pecados e protegei-nos contra as tentações do inimigo da nossa salvação amém.
Rogai por nós, São José, Esperança dos Enfermos;
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!
OREMOS! ... [oração para todos os dias]
— 9º dia — S. José, Padroeiro dos Moribundos.
Ditoso São José que, morrendo nos braços de Jesus e Maria, partistes deste mundo ornado de Virtudes e enriquecido de méritos: Assisti-me na hora suprema e decisiva da minha vida contra os ataques do poder infernal. Obtende-me a graça de morrer confortado com os santos Sacramentos, necessários para a minha salvação. Tendo compaixão de todos os agonizantes. alcançando-lhes a graça da salvação por intermédio de Maria, vossa Santíssima Esposa. Amém.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
VIA SACRA DA CRUZ - CNBB Regional Sul3. Ano 2021.
VIA SACRA – 2021
PRIMEIRA ESTAÇÃO – JESUS É CONDENADO À MORTE
.
1.
>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E
VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Logo de manhã, os sumos sacerdotes, com os anciãos, os escribas, isto é, o
sinédrio inteiro, reuniram em conselho. Depois de algemarem Jesus, levaram-No e
O entregaram a Pilatos.” (Marcos 15,1).
>>>MEDITAÇÃO:
Jesus não se retrai, não se defende e nem foge, mas reúne todas as forças e põe
em ação um amor sem limites. Tinha diante de Si a causa pela qual o PAI O havia
enviado a este mundo: “EU VIM PARA QUE TODOS TENHAM VIDA E A TENHAM EM
ABUNDÂNCIA” (João 10,10). Pilatos, porém, age por interesses políticos e
econômicos.
>>>ORAÇÃO:
“SENHOR JESUS, viestes ao mundo, não para condenar, mas para salvar. Porém,
fostes condenado sem motivos e entregue por inveja. Hoje são tantas vidas
condenadas à morte por sistemas políticos e econômicos injustos. Que cessem no
mundo os gritos: ‘SEJA CRUCIFICADO!’ Senhor Jesus, vós viveis e nos quereis
vivos! Amém!”
>>>CONTEMPLAÇÃO
(contemplar Jesus condenado).
>>>CANTO:
“Contemplando este momento do inocente condenado, segue o servo sofredor, vence
a angústia pelo amor”.
SEGUNDA ESTAÇÃO – JESUS CARREGA A CRUZ
2.
>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E
VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Os judeus responderam-lhe: ‘Nós temos uma Lei, e segundo esta Lei ELE deve
morrer, por que se fez FILHO DE DEUS’...” (João 19,7).
>>>MEDITAÇÃO:
Santa Teresa de Calcutá nos diz: “Muitas vezes olhamos, mas não vemos nada!
Todos nós temos que levar a CRUZ e seguir o Cristo ao calvário se quisermos nos
encontrar com ELE”. ELE transforma a CRUZ
que lhe foi imposta, como um castigo, em proposta de vida para quem quer
segui-Lo e investir na dignidade da vida.
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, vossa CRUZ é o ponto mais alto da vossa revelação. Nela
assumistes o pecado do mundo e a força ameaçadora da morte. Em vossa CRUZ
confirmastes do que é capaz o amor de DEUS, que nos quer vivos. SENHOR, estamos
dispostos a assumir com fé a nossa CRUZ de cada dia e seguir o vosso caminho.
AMÉM!
>>>CONTEMPLAÇÃO
(contemplar Jesus carregando a cruz).
>>>CANTO:
“Contemplando a vossa CRUZ, de castigo um instrumento, Vossos ombros ó JESUS,
levam nosso sofrimento”.
TERCEIRA ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ.
3.
>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E
VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Entretanto, Ele assumiu as nossas fraquezas, e as nossas dores, Ele as
suportou. E nós achávamos que Ele era um castigado, alguém por DEUS ferido e
humilhado. Mas Ele foi ferido por causa de nossas iniquidades, esmagado por
causa de nossos crimes. O castigo que nos dá a paz caiu sobre Ele. Por seus
ferimentos fomos curados” (Isaías 53,4-5).
>>>MEDITAÇÃO:
O Papa Francisco nos diz: “Também nos jovens estão os golpes, os fracassos, as
tristes memórias gravadas na alma. São feridas da própria história, dos desejos
frustrados, das discriminações e injustiças sofridas de não se sentirem
amados... Jesus se faz presente nessas cruzes dos jovens para oferecer-lhes
alívio...” (Christus Vivit, 83).
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, sois o sinal e a imagem real de cada pessoa, que não consegue
suportar o peso da CRUZ da indiferença e dos maus-tratos. Convertei-vos para
que possamos ver, ter compaixão e cuidar para que ninguém permaneça caído no
caminho. AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a 1ª queda de Jesus).
CANTO:
“Contemplando a vossa queda renunciais à onipotência. Sois fiel em vosso amor,
DEUS HUMILDE e SOFREDOR!”.
QUARTA ESTAÇÃO – JESUS ENCONTRA SUA MÃE
4.
>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E
VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma
espada traspassará a tua alma” (Lucas 2,35).
>>>MEDITAÇÃO:
Maria é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto. É a
missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida. Como
uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos sem cessar do
amor de Deus” (Alegria do Evangelho, 286).
>>>ORAÇÃO:
Ó Maria, vosso Filho revela as extremas consequências do amor pela vida de cada
ser humano. Sois a primeira discípula da CRUZ. Cuidai de todos os órfãos da
terra, protegei as mulheres vítimas da exploração e da violência. Suscitai
mulheres corajosas e inspirai cada mãe a educar os filhos na ternura do amor de
DEUS. AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a Mãe aflita).
CANTO:
“Contemplando a Mãe aflita, Mãe de Deus tu és bendita! És fiel até o fim, nos
ensinas a dizer ‘sim!’...”
QUINTA ESTAÇÃO – JESUS RECEBE AJUDA DO CIRINEU
5.
>>>>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS
CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Enquanto levavam JESUS, agarraram um certo Simão de Cirene, que voltava do
campo, e puseram-lhe a CRUZ aos ombros, para que a carregasse atrás de JESUS.”
(Lucas 23,26).
>>>MEDITAÇÃO:
Para quem se dispõe a viver a solidariedade com CRISTO e os irmãos, para quem
se propõe a colaborar na solução dos problemas e aliviar os sofrimentos dos
outros, confirma-se a fraternidade e a vida, como dom e compromisso. A fé
cristã nos dá coragem de carregar nossa CRUZ, junto com a de CRISTO, pois assim
se torna leve.”
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, não permitais que nos desviemos de quem precisa de nossa ajuda.
Fazei-nos atentos também às necessidades imprevistas que aparecem em nosso
caminho, como aconteceu com o CIRINEU. “Levai os fardos uns dos outros e assim
cumprireis a LEI DE CRISTO” (Gálatas 6,5). AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar SIMÃO DE CIRENE).
CANTO:
“Contemplando o Cirineu, carregamos vossa CRUZ!... Socorrendo os oprimidos vos
servimos, ó JESUS!”
SEXTA ESTAÇÃO – VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
6.
>>>NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E
VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Com efeito, Deus que disse: ‘Do meio das trevas brilhe a luz’, é o mesmo eu fez
brilhar a luz em nossos corações, para fazer resplandecer o conhecimento da
glória de DEUS na face de JESUS CRISTO” (1Cor 4,6).
>>>MEDITAÇÃO:
No rosto desfigurado de JESUS está escondido o rosto de DEUS. No rosto
desfigurado das multidões que têm fome, medo e abandono, está o rosto de
CRISTO. Quando nos aproximamos para afirmar a dignidade de suas vidas e limpar
as suas feridas, atualizamos o gesto de Verônica. O cuidado devolve a beleza da
vida.”
>>>ORAÇÃO:
SENHOR, é vosso rosto que eu procuro (Salmo 27/26, 8). Ajudai-nos a encontrá-Lo
nas pessoas que percorrem a estrada do sofrimento e da humilhação. Fazei que
saibamos enxugar as lágrimas de cada rosto desfigurado, reconhecendo o vosso
rosto de beleza infinita. AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a face desfigurada de JESUS).
CANTO:
“Contemplando o vosso rosto, sem beleza nem encanto, possa ver toda expressão
deste DEUS de compaixão!...”
SÉTIMA ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
7.
NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E VOS
BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Todos nós, como ovelhas estávamos desgarrados, cada um se desviando por seu
próprio caminho. O SENHOR descarregou sobre ELE a iniquidade de todos nós.
Maltratado, ELE se submeteu, e não abriu a boca. Como cordeiro que é levado ao
matadouro ou como ovelha, que emudece diante do tosquiador, ELE não abriu a
boca! (Isaías 53, 6-7). ‘Quando cair, não ficará prostrado, pois o SENHOR
sustentará a sua mão.” (Salmo 37,24).
>>>MEDITAÇÃO:
Uma segunda queda era suficiente para desistir. Porém, ‘hoje, amanhã e depois
de amanhã, devo prosseguir o meu caminho’ (Lucas 13,33). Jesus não inventou a
CRUZ . Encontrou-a no caminho. A novidade é que ELE imprimiu nela a força do
amor, capaz de levantá-lo e seguir. Então, a CRUZ tornou-se o caminho da vida
para a vida.”
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, a certeza de que o PAI não vos havia abandonado, vos deu força
para levantar e seguir. Vós caístes para nos erguer, e nos ensinais a ter
compaixão dos caídos à beira do caminho e fazermos o mesmo que fez o BOM
SAMARITANO: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a segunda queda de JESUS).
CANTO:
“Contemplando outra queda, mais difícil é o caminho. Mas a causa é bem maior,
nada impede tanto amor.”
OITAVA ESTAÇÃO – JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE
JERUSALÉM
8.
NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E VOS
BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Seguia-O uma grande multidão do povo, bem como de mulheres, que batiam no
peito e choravam por ELE. JESUS, porém, voltou-se para elas e disse: ‘Mulheres
de Jerusalém, não choreis por mim! Chorai por vós mesmas e por vossos filhos!
(Lucas 23,27-28).
>>>MEDITAÇÃO:
A dor não nos impede de amar. Um encontro de compaixão das mulheres que choram,
e de JESUS perpassado pela dor. JESUS não chama atenção sobre si: ‘Não choreis
por mim!’ O que poderia pedir nesta hora? ‘Convertei-vos!’ São incontáveis as
tragédias que torturam a vida de multidões. Precisamos aprender a chorar e agir.”
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, hoje há uma multidão de mulheres que choram a dor dos filhos com
suas vidas ameaçadas. Que vossa compaixão se transforme um clamor de conversão
e vida. Repeti para nós também as palavras do Profeta: ‘Converterei o seu
pranto em alegria, vou consolá-los e os tornarei felizes e sem aflições
(Jeremias 31, 13)” AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar o encontro de JESUS com as mulheres).
CANTO:
“Contemplando o vosso encontro que revela compaixão, às mulheres que O
consolam, JESUS pede conversão.”
NONA ESTAÇÃO – JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
9.
NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR JESUS CRISTO, E VOS
BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“ELE, existindo em forma divina, não considerou ser igual a DEUS, mas
esvaziou-se, assumindo a forma de servo e tornando-se semelhante ao ser humano.
E encontrado em aspecto humano humilhou-se, fazendo-se obediente até a morte –
e morte de CRUZ (Filipenses 2, 6-8).
>>>MEDITAÇÃO:
Para garantir vida ressuscitada, o FILHO DE DEUS prostra-se até o chão da
condição humana. Acompanhando esta cena vemos JESUS exausto. ELE experimenta o
limite das forças humanas, para confirmar a forma de vida que vem daquele para
quem nada é impossível. Negar a DEUS é tornar insuportável a vida e a
convivência.”
>>>ORAÇÃO:
SENHOR JESUS, prostrado ao chão, abraçastes até a raiz o sofrimento humano para
levá-lo até a CRUZ e, da CRUZ, para a ressurreição. Vencestes o último inimigo,
que é a morte. Em vós encontramos forças para não nos desfalecer no caminho e
nem desistir de nos dedicar ao serviço da vida, como dom e compromisso. AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a terceira queda de JESUS).
CANTO:
“Contemplando este tormento de uma queda tão fatal. É JESUS que nos abraça,
libertando-nos do mal.”
DÉCIMA ESTAÇÃO – JESUS É DESPOJADO DE SUAS VESTES.
10. NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR
JESUS CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Eles O crucificaram e repartiram suas vestes, tirando a sorte sobre elas, para
ver que parte tocaria para cada um (Mc 15,24). Portanto, como eleitos de DEUS,
santos e amados, vesti-vos com sentimentos de compaixão, com bondade,
humildade, mansidão, paciência (Colossenses 3,12).”
>>>MEDITAÇÃO:
“O abismo de contradições que carregamos em nosso ser tantas vezes nos surpreende
com as investidas da vulgaridade. Em nome do poder rouba-se a liberdade. Em
nome da moda, rouba-se a dignidade. Em nome da indiferença rouba-se a
solidariedade. Perde-se a vergonha e zomba-se até do próprio DEUS.”
>>>ORAÇÃO:
“Ó PAI, que tudo fazeis por amor e sois a mais segura defesa dos humildes e
despojados da terra, dai-nos um coração livre de todos os ídolos, para servir o
vosso projeto de vida. Que o mandamento novo de vosso FILHO, seja nossa LEI
MAIOR. Assim, a vida prevaleça e se torna sempre mais respeitada e digna. AMÉM!
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar JESUS despojado de suas vestes).
CANTO:
“Contemplando vosso corpo tão ferido e despojado. Vemos nele um DEUS humano por
todos imolado.”
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO – JESUS É CRUCIFICADO
11. NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR
JESUS CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Quando chegaram o lugar chamado CALVÁRIO, ali crucificaram JESUS e os
malfeitores: um à sua direita e outro à sua esquerda, JESUS dizia: ‘PAI,
perdoa-lhes! Eles não sabem o que fazem!’...” (Lc 23, 33-34).
>>>MEDITAÇÃO:
Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente. Tenho poder de dá-la e poder de
recebê-la (Jo 10, 18). Precisamos do CRUCIFICADO e sua CRUZ para separar a FÉ
CRISTÃ da descrença e da superstição. A
CRUZ DO CRISTÃO só é verdadeira à luz da ressurreição, mas a ressurreição é
base da fé somente à sombra da CRUZ.”
>>>ORAÇÃO:
“SENHOR JESUS CRUCIFICADO, fostes tratado como último, mas a força eterna do
amor vos encaminhou a ser primeiro na ressurreição. Vossa aparente derrota abre
a porta da glória, confirmando-vos como verdadeiro SENHOR DA VIDA. Em vossa
CRUZ está a arma dos que defendem a vida e sabem que a última palavra não é da
morte, mas da vida. AMÉM!”
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar JESUS CRUFICICADO).
CANTO: “Ó
JESUS CRUCIFICADO, pelos homens maltratado. Dais a todos o perdão. Vós quereis
a salvação.”
DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO – JESUS MORRE NA CRUZ
12. NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR
JESUS CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Já era por volta da hora sexta, e uma escuridão cobriu toda a terra até a hora
nona. O sol havia parado de brilhar, o véu do Santuário rasgou-se pelo meio, e
JESUS deu um forte grito: ‘PAI, em tuas mãos entrego o meu espírito.’ Dizendo
isso expirou” (Lc 23, 33-34).
>>>MEDITAÇÃO:
“O grito dos crucificados na história, do abandonado e humilhado, do mártir e
do profeta, de quem é caluniado e condenado, dos refugiados e exilados,
continua o grito de JESUS. Se há o grito que vem dos escombros das guerras, há
também o grito de fé que defende e transforma a morte em vida.”
>>>ORAÇÃO:
“SENHOR JESUS em vós se revela o DEUS apaixonado pelas criaturas, a ponto de se
deixar aprisionar livremente nos limites da dor e da morte. Lembrais a
injustiça e o mal dos humanos, mas como o grão de trigo, que cai na terra e
morre, sois o sinal divino de esperança e certeza de ressurreição para o mundo.
AMÉM!”
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar a morte de JESUS).
CANTO: “De
JESUS ouviu-se o grito que desperta a humanidade. Vem da CRUZ e do conflito
entre o amor e a crueldade.”
DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO – JESUS É DESCIDO DA CRUZ
13. NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR
JESUS CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“Já caíra a tarde, e era o dia de preparação, isto é, a véspera do sábado. Por isso,
José de Arimateia, respeitável membro do sinédrio, que também esperava o REINO
DE DEUS, enchendo-se de coragem, foi a Pilatos pedir o corpo de JESUS. Pilatos
admirou-se de que ELE já estivesse morto, chamou, então, o centurião e
perguntou-lhe se, de fato, JESUS havia morrido.” (Mc 15, 42-45).
>>>MEDITAÇÃO:
Nesta hora trágica, a ternura da MÃE acolhe, na fé, o seu FILHO morto. É a
noite escura da alma que espera a aurora da ressurreição. José de Arimateia
acolhe JESUS para impedir que fosse jogado na vala comum. A coragem que lhe vem
da força da fé, torna-se acolhimento, gratuidade e amor.”
>>>ORAÇÃO:
“SENHOR JESUS, tudo para ter chegado ao fim! Porém, tudo começou de verdade,
após a vossa morte. Até a nossa morte tornou-se passagem para DEUS a entrada para
seu convívio. SENHOR, mesmo que a vida humana seja tão pouco valorizada, nela
está a semente da vida imortal e um raio da luz divina. AMÉM!”
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar JESUS descido do madeiro).
CANTO: “Do
Madeiro vos tiraram e à MÃE vos entregaram. Mãe das dores vos tornastes. MÃE DA
VIDA e COMPAIXÃO.”
DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO – JESUS É SEPULTADO
14. NÓS VOS ADORAMOS, SENHOR
JESUS CRISTO, E VOS BENDIZEMOS! PORQUE PELA VOSSA SANTA CRUZ REMISTES O MUNDO!
>>>LEITURA:
“No lugar onde JESUS fora crucificado, havia um jardim e, no jardim, um túmulo
novo, onde ninguém tinha sido posto. Como era o Dia da Preparação dos judeus, e
o túmulo estava perto, ali puseram JESUS.” (Jo 19, 41-42).j
>>>MEDITAÇÃO:
“A partir deste momento, uma espera toma conta dos corações de fé. Diante de um
sepulcro, ou diante da enfermidade e da morte, desponta a esperança de uma nova
alvorada. Passado o sábado, aparecerá diante dos nossos olhos de discípulos de
CRISTO a vitória da vida. O túmulo está vazio e o mundo está repleto de vida.”
>>>ORAÇÃO:
“CRISTO JESUS! Todos caminhamos para a nossa morte e o nosso túmulo. Permiti
que nos detenhamos em espírito junto a vosso sepulcro. Que a força de vida,
nele manifestada, tome conta de nossos corações. Que esta vida se torne a luz
de nossa peregrinação na terra. AMÉM!” (São João Paulo II).
CONTEMPLAÇÃO
(contemplar JESUS sendo sepultado).
CANTO: “No
sepulcro enterrado, grão de trigo foi plantado. Vida plena vai vencer, nova
história vai nascer.”
Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!
Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!
Nós vamos à cidade. E lá eu irei sofrer
Serei crucificado. Mas hei de reviver!
Vocês não são do mundo. Do mundo os escolhi!
Se o mundo os odeia. Primeiro odiou a mim!
Vocês vão ter no mundo, tristezas. E aflição, Mas
eu venci o mundo
Coragem e vencerão!
Se grão, que cai na terra. Não morre, fica só se
morre
Germina e cresce, seu fruto. Será maior!
Pois era necessário um só. Sofre por todos e, assim, os
Separados formarem um. Só povo...
ORAÇÃO CONTRA O MALEFÍCIO [Padre Gabriele Amorth]
ORAÇÃO CONTRA O MALEFÍCIO (Pe. Gabriele Amorth – Do Ritual Grego ) Do Ritual Grego: Kyrie Eléison (Senhor Tende Piedade de ...

-
Terço Libertador de São Bento No início reza-se: 1 Creio, 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria Nas contas do Pai Nosso: A cruz sa...
-
Oração às Forças de Santo Antônio Oh! Beato SANTO ANTÔNIO , amigo de N. S. Jesus Cristo, fidelíssimo filho de São Francisco. Em Lisboa...
-
Ó Deus, a vós recorremos por intermédio de Santa Luzia, virgem e mártir, padroeira de todos os que sofrem de doenças oculares [nos olhos...