domingo, 19 de junho de 2016

A Devoção ao Sagrado Coração de Jesus - Fonte Insondável de Misericórdia.

 Sagrado Coração de Jesus


O Sagrado Coração de Jesus é uma devoção praticada pela Igreja Católica que se comemora todas as primeiras Sextas-feiras de cada mês. Consiste na veneração do Coração de Jesus.
A origem desta devoção deve-se a Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa de uma Congregação conhecida como Ordem da Visitação. A Santa Margarida Maria teve extraordinárias revelações por parte de Jesus Cristo, que a incumbiu pessoalmente de divulgar e propagar no mundo esta piedosa devoção. Foram três as aparições de Jesus: A primeira, deu-se a 27 de Dezembro de 1673, a segunda em 1674 e, a terceira, em 1675.[1]

Jesus deixou doze grandes promessas às pessoas que, aproveitando-se da Sua divina misericórdia, participassem das comunhões reparadoras das primeiras sextas-feiras. Disse Ele, numa dessas ocasiões a Santa Margarida:  

"Prometo-te, pela Minha excessiva misericórdia e pelo amor todo-poderoso do meu Coração, conceder a todos os que comungarem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da penitência final; não morrerão em minha inimizade, nem sem receberem os sacramentos, e Meu Divino Coração lhes será seguro refúgio nessa última hora".

Não se sabe quem compôs a lista com as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus, tiradas das revelações de Nosso Senhor a Santa margarida Maria Alacoque. Sabe-se só que é fidedigna –as promessas estão de fato contidas nas revelações – e que o trabalho anônimo foi de grande mérito e utilidade.

M. Kemper, um modesto comerciante de Dayton, cidadezinha norte-americana, iniciou, em 1882, um trabalho de ampla divulgação delas.

A partir desta primeiro impulso, tiveram propagação mundial. Normalmente são conhecidas como as 12 Promessas do Coração de Jesus, a mais importante das quais, é a 12ª, chamada a GRANDE PROMESSA.[2]

Papas que recomendaram esta Devoção

Papa Pio XII – “Todas as Bênçãos que, do Céu, a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus derrama sobre as almas dos Fiéis, purificando-os, trazendo-lhes uma grata consolação celeste e exortando-os a alcançar todas as virtudes, são verdadeiramente inumeráveis.”

Papa Pio XII – “A Igreja teve sempre em tal estima a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, e de tal modo continua a considerá-la, que se empenha totalmente no sentido de a manter florescente em todo o mundo, e de a promover por todos os meios possíveis.”

Papa Leão XIII disse que a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus era “uma forma por excelência de religiosidade (…) Esta devoção, que recomendamos a todos, será para todos proveitosa.” – “No Sagrado Coração está o símbolo e a imagem expressa do Amor Infinito de Jesus Cristo, que nos leva a retribuir-Lhe esse Amor.”

Papa Pio XII – “O Seu Coração é o sinal natural e o símbolo do Seu Amor sem limites para com a humanidade.”

O Papa São Gregório Magno († 604 AD) disse: “Aprendei do Coração de Deus e nas próprias palavras de Deus, para poderdes aspirar ardentemente às coisas eternas.”

O Papa S. Pio X recomendou esta devoção tal como o Papa Pio XI e como, já antes, o fizera o Bem-Aventurado Papa Pio IX.

Santos que recomendaram esta Devoção

O exemplo dos Santos, ao mesmo tempo que é um poderoso incentivo que nos incita à prática de uma devoção que eles próprios praticaram, é também, para nós, um guia modelar que nos mostra como a devemos praticar.

O espaço de que dispomos não nos permite anotar todos os Santos que promoveram a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que a viveram e que sentiram o sagrado impulso que dela provinha para amar Jesus mais ardentemente. Recordemos aqui a doutrina e o exemplo dos Santos:

Santa Gertrudes, a Grande (1256-1302), compôs esta Oração expressando o seu Amor: “Eu Vos saúdo, ó Sagrado Coração de Jesus, Fonte viva e vivificante de Vida Eterna, Tesouro infinito da Divindade, Fornalha Ardente do Amor de Deus…”

Santa Catarina de Sena elevou até um grau extraordinário o Amor que dedicou a esta Devoção (ao Sagrado Coração de Jesus): ofereceu o coração todo inteiro ao seu Divino Esposo, tendo obtido em troca o próprio Coração de Jesus.

E todos os que leram a vida e a obra de Santos – como S. Francisco de Assis, S. Tomás de Aquino, Santa Teresa de Ávila, S. Boaventura, Santo Inácio de Loyola, S. Francisco Xavier, S. Filipe de Néri, S. Francisco de Sales, S. Luís Gonzaga … – poderão ver a terna devoção, a admiração e a adoração que estes Santos dedicavam ao Sagrado Coração de Jesus.

12 Promessas do Sagrado Coração de Jesus


Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida.

Estabelecerei a paz nas suas famílias.

Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do Meu Sagrado Coração.

Ei-de consolá-los em todas as dificuldades.

Ser ei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte.

Derramarei bênçãos abundantes sobre todos os seus empreendimentos.

Os pecadores encontrarão no Meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de Misericórdia.

As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas.

As almas fervorosas ascenderão rapidamente a um estado de grande perfeição.

Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos.

Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes escritos no Meu Sagrado Coração e d’Ele nunca serão apagados.

Prometo-vos, no excesso de Misericórdia do Meu Coração, que o Meu Amor Todo-Poderoso concederá, a todos aqueles que comungarem na Primeira Sexta-Feira de nove meses seguidos, a graça da penitência final; não morrerão no Meu desagrado nem sem receberem os Sacramentos: o Meu Divino Coração será o seu refúgio de salvação nesse derradeiro momento.[3]


Coração Divino de Jesus, PROVIDENCIAI!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, que Deus continue abençoando vocês cada vez mais.

    ResponderExcluir
  2. minha sogra faz parte do grupo de oração,mas está separada briga com meu sogro todos os dias,roga praga ara todos os filhos. agride ele com palavras diz todos os dias que ele tem que ir para o inferno,toda vez que vai a igreja volta pior,ontem foi sexta feira santa passou o dia todo lá ,hoje não faa com ninguem é isso que ela aprendelá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo de oração é um local de encontro com Deus, de experiência religiosa profunda. Sua sogra tem sintomas de possível doença e precisa de amor,compreensão e apoio. É um absurdo responsabilizar o grupo de oração ou a Igreja por esse tipo de situação. Você não está sendo correto e está prejulgando pessoas que prestam serviço a Deus.Já levaram ela a um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico? Já tentaram descobrir o que há de errado com ela? Gostar de pessoas doces e que não criam problemas qualquer pessoa consegue, mas Jesus exige de nós algo a mais, gostar de quem é difícil de gostar. Ninguém chega ao crescimento espiritual sem passar pela cruz, sem enfrentar dificuldades, especialmente os problemas familiares e da vida em comum. Por isso, sr. Anônimo, não julgue tenha amor pela sua sogra, por mais difícil que pareça, pois é isso que Jesus exige de nós, que amemos uns aos outros, por mais difícil que possa parecer...

      Excluir

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.

Comando direto para expulsar as forças malignas - Oração de Libertação - Igreja Católica Apostólica Romana.

  COMANDO DIRETO PARA EXPULSAR AS FORÇAS MALIGNAS JESUS eu glorifico o TEU NOME , pois ELE está acima de todo nome; porque diante da invo...