sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

NÃO HAVIA LUGAR PARA ELES NAS HOSPEDARIAS!



















Não Havia Lugar para Eles nas Hospedarias

Quem é pai sabe muito bem a angústia que deve ter se passado no coração do patriarca São José, quando procurou um lugar para que sua divina esposa pudesse dar à luz o tão esperado Filho de Deus, o Messias prometido. Não havia lugar para eles nas hospedarias, nem nas estalagens; todas estavam inapelavelmente lotadas, com as portas cerradas, num repetitivo e impiedoso "não" de porta a porta.

O que fazer? Deve ter pensado aquele que a própria Palavra proclamou como "homem justo". Que angústia! Que desespero! Não poderia o Filho nascer no meio da rua. A um certo instante, pela mão da Providência, alguém sugere o estábulo, local onde ficam os animais; lugar rústico, mas que se fez acolhedor diante daquela realidade indiferente e egoísta.

E foi justamente ali, no meio dos animais - aqueles mesmos ditos irracionais e inferiores - que o Filho de Deus encontrou as portas abertas; e ali nasceu, na mais esplêndida noite que a espécie humana já testemunhou; não na glória que costumava dourar os berços da nobreza, mas na humildade que notabiliza as almas agradáveis a Deus.

Os céus vibravam. Anjos cantavam: "- Glória a Deus no mais alto dos Céus, e paz na Terra aos homens de boa vontade!" Pastores em correria desatinada buscavam a manjedoura daquele que vinha - e, de fato, veio - para resgatar a estirpe humana do mais avassalador de todos os grilhões, o pecado. Reis do oriente, os astrólogos, se prostravam diante do Deus humanado, e O adoravam, ao passo em que o presenteavam com as riquezas da época: ouro, incenso e mirra.

Todos sabem esta história. Todos nós sabemos o real significado do NATAL.

Mas por que não entendemos a real causa pela qual aqueles instantes que antecederam o nascimento do Divino Mestre se projetam no tempo até os dias de hoje?

Nossos corações são, na verdade, como aquelas hospedarias.

 Estamos ocupados e lotados de tantas coisas que, quando o Menino bate à porta, simplesmente arranjamos uma desculpa qualquer e O mandamos embora. Não temos tempo; estamos ocupados; temos isso, isso, e aquilo para fazer.

O orgulho e as conquistas transitórias do mundo nos são mais atrativas, e sugam todas as nossas energias.

Servimos ao mundo com grande ânsia, em troca de sua breve glória, porém não temos tempo para Deus, não temos tempo para ornar nosso coração como uma manjedoura para acolher o Deus Menino, prêmio máximo da alma bem-aventurada.

A Palavra de Deus se projeta no tempo.

Do mesmo modo que Jesus foi rejeitado por muitos na época de seu nascimento, também o é no presente, pois estamos sempre com pressa, sempre ocupados, sempre preocupados, sempre agitados e inadvertidamente distraídos.

E Ele vem, quer nascer de novo, nos nossos corações...

É por isso que os pobres têm mais facilidade para crer, e para depositar em Deus as suas alegrias, esperanças e tristezas. "- Deus é tudo para nós!" Dizem eles, com o coração cheio de esperança.

Eles são como a gruta de Belém, como a manjedoura. Eles acolhem Deus com alegria; escolhem da vida o que ela tem de melhor, a eternidade; e o que eles escolheram não lhes será tirado. E olhem que não estou falando de pobre no sentido material, pois um rico que rejeita a Deus é o mais indigente dos seres humanos.

Por isso, convido a todos os participantes do grupo de oração, e também todos os que eventualmente vierem a visitar o nosso Blog, a ornar e preparar o coração com ternura e simplicidade, virtudes que, aliás, devem ornar a nossa vida.

Mande o orgulho embora! Livre-se da soberba! Acolha o Cristo Menino, pois - como se sabe - na vida tudo passa, somente Deus é para sempre...

Seja tão simples e acolhedor como a Gruta de Belém, para que o Cristo, quando vier, venha junto com o Pai, e em você façam morada.

Assim, sua alegria estará em Deus, e será completa.


Tenham todos um abençoado Natal e um ano novo cheio de saúde, paz e presença de Deus.

Fraterno abraço.


10 comentários:

  1. Desejo do profundo de meu coração os mais sinceros votos de um Feliz Santo e Abençoado Natal e Ano Novo a todos e que o Senhor Jesus nosso Salvador sempre esteja em nossos corações e que o Espírito Santo esteja a nos guiar...Descobri este blog "por acaso" e sempre estou acessando e com certeza me "alimentando espiritualmente"... A Paz do Senhor a todos e Parabéns...
    Att : Altamir do Amaral - Brusque-Santa Catarina

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Altamir pelo teu comentário. Seja sempre bem-vindo! Marcos.

    ResponderExcluir
  3. "As pessoas unids pela fé, sempre estão em sintonia!".
    Obrigada pelas palavras, pela amizade. E principalmente pela força. Um ótimo 2013. Com muita perseverança, fé e saúde. No que eu puder ajudar, conte sempre comigo.
    Acho que posso dizer: Um forte abraço e muita paz. Que Nossa Senhora sempre esteja ao lado de você e de tua família. e desculpe se te causei algum mal, ou transtorno... Isso ainda doi em meu peito se penso.... Não irei mais na proxima semana acessar a internet.... O poder da tua fé, move montanhas.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. O tempo; ele cura umas dores e nos traz outras .... Mas o mais importante qdo não se tem forças p/ seguir sozinhos, é dir ajuda.... Levantar as mãos em um pedido de socorro á quem pode ajudar da maneira que precisamos ..... Obg! grupo água viva! por ter me dado a mão!! Deus os cumule de mt mais bençãos ainda ..... Salve Maria Puríssima!! Paz e Bem!!! .

    ResponderExcluir
  10. Boa Noite. Tenho 49 anos e sempre sonhei em escrever. Há três anos criei um blog para escrever ensaios, mas desta vez resolvi escrever um conto de natal que apresento a vocês ! Espero que agrade. Um grande Abraço. Eduardo-SP http://algosolido.wordpress.com/2013/12/20/a-pequena-loja/

    ResponderExcluir

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.