domingo, 28 de dezembro de 2008

MANDE A TRISTEZA PARA LONGE, MUITO LONGE - I










MANDE A TRISTEZA PARA LONGE, MUITO LONGE - I


Prezados amigos, gostaria hoje de deixar no nosso blog uma mensagem de conforto e ânimo.
Muitas coisas acontecem em nossa vida, fatos que podem ser bons ou ruins. Inevitável é que se passe por esta vida sem padecer, de tempos em tempos, alguma contraridade, sofrimento, desilução, enfim, problemas desta ou daquela ordem. Isso tudo mexe com nosso ânimo, com nossas emoções. Nós sofremos, nos indignamos, nos revoltamos. Não raramente, nos entregamos a sentimentos de tristeza, decepção, sentimento de perda, situações em que nossa vida começa a perder o sentido.
Tudo isso é compreensível. É, inclusive, natural ficar triste quando há motivos para isso. Entretanto, é preciso reagir, buscar uma saída, enfrentar a contrariedade, aceitar aquilo que não pode se mudado. Em outras palavras, é preciso virar a página e tocar a vida em frente.
Especialmente, aproveitei este espaço hoje para falar da tristeza, este veneno emocional que tantos danos causa à nossa saúde. Note-se que não é de hoje que existe uma preocupação em torno da manutenção continuado de estados depressivos, casos até em que tais sentimentos são alimentados através de uma postura suicida gradual.
Interessantíssima é esta passagem bíblica. Dê uma olhada:

"Não entregues tua alma à tristeza,
Não atormentes a ti mesmo em teus pensamentos.
A alegria do coração é a vida do homem [e da mulher],
E um inesgotável tesouro de santidade.
A alegria do homem torna mais longa a sua vida.
Tem compaixão de tua alma, torna-te agradável a Deus, e sê firme;
Concentra teu coração na santidade,
E afasta a tristeza para longe de ti,
Pois a tristeza matou a muitos, e não há nela utilidade alguma."
(Eclesiástico, Capítulo 30, versículos de 22 a 25)

Você compreendeu bem? Prestou a devida atenção na última linha, que eu tive o cuidado de grifar e sublinhar?
É isso mesmo, prezado amigo, além dos danos que causa à nossa saúde, NA TRISTEZA NÃO HÁ UTILIDADE ALGUMA. Como diz o Frei Jorge da Paz: "Ficar triste para quê meu irmão?". Ficar triste por quê?
Para que serve a tristeza? PARA NADA.
Por isso, MANDE A TRISTEZA PARA LONGE!!!!!

Por último, transcrevo lição do Monsenhor Jonas Abib, que fala a respeito da alegria, o "inesgotável tesouro de santidade."

"Deus é a nossa alegria e a nossa salvação. Não podemos cultivar sentimentos negativos, pois “a alegria do Senhor é a nossa força”. Quando assumimos o Senhorio de Jesus em nossas vidas, nossa alma se alegra e cultivamos a verdadeira alegria. O Senhor nos quer felizes e, para isso, Ele nos concede a graça. Deus não nos permite passar por situações que não possamos suportar. O Senhor é fonte de alegria, tranquilidade, serenidade, amor, paz. É necessário que você se abra. Não deixe que nada o perturbe ou amedronte. Deus cuida de tudo. Se agora está muito difícil, tenha paciência! A quem tem Deus nada falta! A maior alegria do coração de Deus é ver a Sua vontade se realizando na vida de Seus filhos. E a alegria de Deus é a nossa alegria! A primeira coisa que acontece quando saímos de perto do Senhor, quando damos as costas para Ele, é a perda da alegria. Alegria, diz a Palavra de Deus, é um inesgotável tesouro de santidade. Deus o abençoe. Seu irmão, Monsenhor Jonas Abib."


A PAZ DE JESUS e o AMOR DE NOSSA SENHORA a todos.

Marcos Suzin,
Coordenador do Grupo de Oração Água Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.