segunda-feira, 2 de março de 2020

QUARESMA – TEMPO DE MEDITAR A PAIXÃO DE JESUS


A Agonia no Horto das Oliveiras
Um dos momentos mais difíceis da Paixão de N. S. Jesus Cristo


O Encontro Entre Mãe e Filho - Momento de Dor Intensa
"...Multidões que passais pelo caminho, dai atenção e vede: Será que existe alguma dor igual à minha dor..." Lamentações 1, 12
Lembrança dos Bons Momentos da Vida -

Jesus Desfigurado - O Que é a Verdade? Pergunta Pilatos.



QUARESMA – TEMPO DE MEDITAR A PAIXÃO DE JESUS

Muito se fala a respeito da quaresma, este período que simboliza ou rememora o tempo em que Jesus permaneceu isolado no deserto, sofrendo as privações da carne e violenta tentação do maligno (aquele que se opõe a Deus e a tudo quanto de identifique com ele).

Há não muito tempo atrás, o tempo quaresmal era objeto de profundo respeito. Lembro de minha avó, que não permitia nenhuma manifestação de que pudesse caracterizar desrespeito ao período. Danças, estripulias? Nem pensar! Os clubes não realizavam festas ou bailes, as pessoas guardavam o devido resguardo e respeito por tão importante tempo.

Hoje, lamentavelmente, os tempos são outros, e o significado da Quaresma está ficando apenas nos cuidados de uma minoria, que insiste (com a graça de Deus) em manter vivas as tradições dos antepassados e da própria Igreja. Não é por menos que o mundo está transtornado por males de toda ordem, pois, quanto mais de afasta de Deus, mais de afasta da graça, da paz, da verdadeira alegria e da salvação.

Não pode ser assim, é preciso reagir!!!

É preciso que os católicos do mundo inteiro voltem a valorizar e respeitar o tempo da quaresma, pois o nosso futuro espiritual depende – e muito – disso. É fundamental revisar a vida e verificar se a forma como estamos vivendo nos leva para o Céu ou para o oposto. É preciso refletir, pensar, orar e realizar todas as práticas devotas recomendadas para o período (Jejum, oração, esmola, penitência...).

Quaresma é tempo de conversão (todos precisamos, ninguém pode presumir-se totalmente convertido). Tempo de jejum (submeter o corpo ao império do espírito, sujeitar à carne à regência da mente). Tempo de esmola (praticar a misericórdia sincera a todos). Quaresma é tempo de acertar as contas com Deus...

Por isso, nesse período da Quaresma, viva a práticas da virtude e da devoção recomendada pela Igreja, para que você compreenda e busque consolação na DOLOROSA PAIXÃO DE JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR.






3 comentários:

  1. Diria mais:
    Do modo como eu vivo o tempo da quaresma depende a felicidade do resto do meu ano.

    Gabriel Lusiano Chedid.

    ResponderExcluir
  2. Oração, esmola e oração: pratique isso de coração e sem querer ser reconhecido e verás a felicidade verdadeira que vem de Deus.
    Gabriel Chedid.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, uma espiritualidade muito profunda. Paz e Bem!

    ResponderExcluir

Este BLOG foi útil para você? Deixe seu testemunho! Sua opinião é muito importante para nós.

Comando direto para expulsar as forças malignas - Oração de Libertação - Igreja Católica Apostólica Romana.

  COMANDO DIRETO PARA EXPULSAR AS FORÇAS MALIGNAS JESUS eu glorifico o TEU NOME , pois ELE está acima de todo nome; porque diante da invo...